terça-feira, 16 de setembro de 2008

ZUMBI

Nome original de uma das tribos africanas, para muitos Zâmbi – nome conferido ao líder do maior e mais famoso de todos os Quilombos. Também identificado por Ganga Zumba, chefe principal de um povo, seria uma espécie de Rei, aglutinado em seu título às qualidades de um Deus.
Um dos líderes mais famoso da resistência contra a escravidão no Brasil. Nascido em 1655, em uma aldeia do Quilombo dos Palmares, Serra da Barriga hoje Estado de Alagoas, na época Capitania de Pernambuco. Entre muitos escravizados, chegou também a princesa Aqualtune, que seria mãe de dois chefes dos mocambos e que mais tarde, uma de suas filhas, lhe deu como neto o menino que entraria para história como Zumbi dos Palmares. Recém-nascido, foi prisioneiro e entregue ao Padre Antônio Melo da freguesia de Porto Calvo (atual Alagoas) e batizado com o nome de Francisco.
Foi coroinha, estudou latim e português. Em 1670 fugiu da paróquia. Corajoso, tinha capacidade de organizar e liderar, ainda jovem, tornando-se líder de um povoado pelo acordo de Ganga Zumba em 1678, Zumbi organizou as forças armadas de Palmares.
Com a invasão holandesa de 1630, os portugueses enfraqueceram a violência sobre os escravos, o que levou a população de Palmares representada pela comunidade dos ex-escravos crescer rapidamente a, . O Quilombo dos Palmares possuía sua economia própria e chegou a contar com mais do 20.000 pessoas que resistiram por mais de 65 anos. Em 1692 Domingos Jorge Velho, bandeirante paulista especialista em caçar índios, confiado pelo governo de Pernambuco, partiu para destruir o Quilombo, que mais tarde foi brutalmente massacrado na segunda tentativa.
Zumbi conseguiu escapar, fugindo com um pequeno grupo e em 20 de novembro de 1695, foi capturado e morto, cortando a cabeça e pendurado-a num poste em praça pública, na cidade de Recife. (Há controvérsias, alguns afirmam que Zumbi viveu sua velhice em uma fazendo no interior de Pernambuco – essa última ainda não foi comprovada).
O dia 20 de novembro foi dedicado ao Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, por ter sido o dia mais provável de sua “morte”.
CENTRO CULTURAL NORDESTE. RIO DE JANEIRO, RJ.PROF. JOÃO OLIVEIRA TIMBÓ

Um comentário:

Cadeira de papel disse...

Muito interessante o blog dos professores do 303. Recém-lançado e repleto de informações. Fiquei curiosa para ver fotos da escola. Quem poderia postar?
Abraços,
Ilana Eleá
BEMTV